Conheça cada linguagem de programação e suas diferenças!

Você provavelmente já ouviu falar em linguagem de programação, não é mesmo?

Existem muitas e elas estão em constante processo de evolução. Foram criadas para solucionar algum problema específico da área computacional.

Linguagens de programação são padrões de codificação binária, com sintaxe e semânticas específicas, capazes de criar instruções para máquinas. Ou seja, do mesmo modo que o ser humano fala por meio de um idioma, o computador entende binário. E para que haja comunicação entre o humano e o computador é preciso um intermediário que é a linguagem de programação. Assim, é possível programar de uma forma que um compilador traduza as instruções para o computador (em binário).

Há muitas linguagens de programação, no entanto, existem algumas que são consideradas as mais adotadas pelo mercado, com objetivos específicos e relevância no mercado. 

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar a você algumas das principais linguagens de programação e explicar um pouco sobre cada uma delas. Vale a pena conferir! 

Os principais tipos de linguagens de programação

Java

É uma linguagem de programação e plataforma computacional rápida, segura e confiável. Surgiu por volta do ano de 1995, com o propósito de criar tecnologias que permitissem a comunicação entre diferentes dispositivos utilizados no dia a dia das pessoas, mas não deu certo, pois, o mercado da época ainda não possuía espaço para tal tecnologia. No entanto, esse projeto deu origem à linguagem de programação Java.

Desde que foi criada vem sendo utilizada para executar aplicações nos browsers. Desta forma, transcendendo a simples interpretação de códigos HTML. Atualmente ela é usada para diversos fins e está presente também em sistemas operacionais, dispositivos móveis (inclusive, é a linguagem base para o desenvolvimento de aplicações mobile para Android), mainframes e por aí vai.

JavaScript

Com essa linguagem de programação é possível fazer com que todas as funções desenvolvidas criem vida diante dos usuários, pois, ela foi criada para navegadores, com o objetivo de proporcionar maior interatividade às páginas web. O objetivo é que os scripts sejam executados e interajam com o usuário sem que seja necessário passar pelo servidor. 

Python

Python é livre e de código aberto, considerada uma linguagem de programação de alto nível, que suporta diferentes paradigmas de programação e conta com recursos poderosos. Uma de suas principais características é a legibilidade do código. 

A linguagem possui uma sintaxe moderna e clara, o que favorece a escrita de códigos organizados, fáceis de compreender e manter, sem perda de produtividade.

Python é muito usado em aplicações web, soluções complexas, jogos e entre outros, além de ser muito utilizado para o desenvolvimento de aplicações que se utilizam de técnicas de inteligência artificial e machine learning.

Linguagem C

A Linguagem C dá origem a diversas linguagens de programação, como C++ e C#, é muito comum no contexto acadêmico, pois, é com ela que o estudante aprende a lógica de criação de algoritmos, por ser intuitivo e de fácil aprendizado. Uma de suas características é a modularidade. Um dos principais exemplos mais conhecidos de uso é o sistema operacional Linux.

Ruby

É uma linguagem que tem foco na simplicidade e na produtividade, que busca proporcionar flexibilidade aos programadores. Ruby é utilizada principalmente no desenvolvimento de aplicações web. 

Gostou deste conteúdo? Nos siga em nossas redes sociais e fique por dentro em primeira mão de vários outros assuntos interessantes. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow us on: