Entenda o processo de desenvolvimento de um app

As facilidades que a tecnologia proporciona para nossas atividades rotineiras têm fomentado investimentos no desenvolvimento de aplicativos. Afinal, eles nos oferecem muitos recursos com apenas poucos cliques.

A cada dia, vários aplicativos para celular surgem no mercado, sejam eles jogos, redes sociais ou apps de comércio eletrônico. O fato é que todos esses aplicativos são construídos profissionalmente e devem seguir um processo de desenvolvimento semelhante.

Desenvolver um aplicativo é um grande desafio. No artigo de hoje vamos mostrar a você os passos importantes no desenvolvimento de um app. Confira.

Ideia

Aplicativos são soluções. Seja no trabalho ou nas suas atividades cotidianas, muitos problemas a sua volta podem ser resolvidos por um aplicativo.

A primeira etapa é saber o objetivo do seu aplicativo, ou seja, a ideia que vai movê-lo ou o problema que será resolvido por ele.

Embora cada aplicativo móvel comece com uma ideia central, você precisa criar um aplicativo que atenda a um mercado mais abrangente, mas que também seja específico para atender determinados usuários.

Para tanto, é imprescindível dedicar um tempo para uma extensa pesquisa de mercado, para agir com mais assertividade. Isso porque, quanto mais informações você obtiver, mais claro estará o seu problema ou a sua ideia, logo, mais claro será a finalidade e a forma como o seu aplicativo será empregado.

Se a sua ideia é a solução de um problema, este é o primeiro passo para garantir o sucesso do aplicativo.

Design

Esta etapa é fundamental, pois, o design diz sobre a experiência que será apresentada ao usuário.

O design é funcionalidade, é interação com usuários. Deve tornar a navegação fluida e, portanto, a interface do usuário deve ser o foco principal, as cores, as imagens, a fonte, a escrita, tudo precisa conectar-se ao usuário.

O design é o cartão de visita de um app é a primeira impressão, por isso, precisa ter conceito e um aspecto profissional. Melhor do que isso é surpreender com uma interface de usuário fácil e compreensível.

Desenvolvimento

Nesta fase é o momento de dar a vida à sua solução.  Mas, antes de executar a sua ideia, decida sobre qual plataforma ela será desenvolvida: Android e IOS, os mais populares. O ideal é que seja para as duas, para abranger os dois usuários.

Os seus desenvolvedores farão uso de alguma tecnologia de criação para auxiliar neste processo. Pode ser escolhido um aplicativo nativo, desenvolvido com uma linguagem de programação própria da plataforma em que é criado, apesar de ser mais trabalhoso, resulta em um produto de mais qualidade; ou híbrido, que funciona em mais de uma plataforma, porém, apresenta recursos limitados, em alguns casos.

No entanto, se sua empresa não tem como foco o desenvolvimento de aplicativos, é imprescindível que você terceirize esse serviço, além de redução de custos, você terá profissionais especializados, treinados e experientes para executar o desenvolvimento do seu app com qualidade.

Após definir o escopo, o tempo de execução de desenvolvimento do seu aplicativo pode variar conforme a complexidade do aplicativo, funcionalidades, integração e construção de APIs, dentre outros fatores, por isso, é importante que você tenha participação ativa. Tudo gira em torno da comunicação.

Testes

Esta é a fase de colocar em prática todas as funcionalidades do aplicativo antes de ele ser lançado ao público. É neste momento que você testará com antecedência e muitas vezes o app.

Por isso, a prototipação é essencial para encontrar erros que possam comprometer o uso da sua solução.

Como diferentes dispositivos móveis respondem de várias maneiras, nesta de testes de, o seu objetivo é fazê-lo falhar o máximo possível, para que você possa corrigi-lo antes que entre em contato com os usuários. Lançar um aplicativo antes de realizar muitos testes é suicídio digital.

Lançamento

O objetivo da etapa de lançamento é levar seu aplicativo para as mãos do maior número de usuários possível. A fase de lançamento é fundamental para o sucesso do seu aplicativo.

Pós-lançamento

Não basta apenas lançar um aplicativo, pois, à medida que seu app cai nas mãos dos usuários, o feedback vai surgir e você precisará incorporar essas sugestões, reclamações e críticas em futuras versões do aplicativo.

Gostou do post? Nos acompanhe em todas as redes sociais e fique por dentro em primeira mão de vários outros assuntos interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow us on: